A criança tem que brincar, correr e pular mesmo. Infelizmente às vezes acontecem alguns incidentes indesejados, como cair e ralar um joelho, perder um pedaço da unha do pé e até mesmo cair, bater a boca e quebrar um dentinho…
Quando isso acontece, o ponto mais importante é manter a calma! Existem algumas medidas a serem tomadas para conservar o dente da criança até a chegada ao dentista.
Vamos ao passo a passo?
1 – Lave as mãos
2 – Observe a extensão do trauma com o auxílio de uma gaze ou pano limpo
3 – Caso algum dente tenha quebrado ou avulsionado (saído da boca) coloque o num recipiente com soro ou leite, leve imediatamente para o dentista
4 – Como o lábio é muito vascularizado é muito comum sangrar bastante mas não se assuste apenas coloque gelo na região e tente manter pressão moderada na região, esta manobra o auxiliará a conter o sangramento e o inchaço.
5 – Dê para a criança um analgésico de rotina, que o pediatra tenha prescrito anteriormente, para aliviar a dor até que a criança seja devidamente atendida no consultório odontológico.
Vale ressaltar que, nesses casos é de extrema importância levar a criança ao consultório o quanto antes, pois assim as chances de salvar o dente são ainda
maiores.
Como é feito o procedimento para recuperar o dente?
Ao chegar no consultório o dentista fará uma minuciosa análise do quadro através de exames clínicos e radiográficos para a preservação da saúde oral.
“Mas Dr, a queda foi leve! Mesmo assim preciso levar?”
SIM, mesmo que a queda tenha sido leve é importante procurar um dentista para uma avaliação completa da arcada dentária, para assegurar os pais se não houve algum dano à saúde da criança.
Estar sempre em contato com materiais informativos ajudam nas situações do dia a dia, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outra mamãe ou papai.
Odontologia Espada
Transformar sorrisos, Iluminar a vida.