As comemorações de final de ano oferecem momentos de descontração e alegria. No entanto, a abundância de comida e bebida pode, por vezes, levar-nos a cometer excessos prejudiciais ao nosso bem-estar e à nossa saúde. A frugalidade é sua melhor aliada para curtir as festas sem pagar caro depois.
Nas festas, muitas vezes há uma variedade de pratos açucarados e gordurosos, e a vontade de experimentar de tudo pode nos levar a comer mais do que deveríamos. Quando isso acontece, o sistema digestivo entra em ação, causando dores abdominais, indigestão, azia e outros desconfortos que podem interferir não só na comemoração como no funcionamento normal do corpo.
A dica é ter cuidado com as porções para poder experimentar tudo o que quiser e nunca deixar de comer suas iguarias favoritas.
Outra questão importante a ser abordada é o consumo excessivo de álcool. Isso deve ser sempre evitado, pois, além de ser um incômodo social, pode levar a náuseas durante a noite e à provável ressaca no dia seguinte. Se você bebe muito álcool, o problema é maior e os danos a órgãos como o fígado e o pâncreas são maiores. Dependendo do metabolismo de uma pessoa, o risco de coma alcoólico é real.
Novamente, a diretriz é o bom senso, assim como a hidratação constante. Beber muita água antes de uma festa e adicionar suco ou água às bebidas alcoólicas é o ideal para que os efeitos da embriaguez não sejam tão fortes.
Em relação à saúde bucal, é possível evitar alimentos ou bebidas muito ácidas (energético ou vinho por exemplo) e realizar a higiene bucal sempre após as refeições.
Lembre-se: não é preciso exagerar. Cuidar de si é importante.