A sacarose presente no açúcar favorece o aparecimento de cáries e pode prejudicar todo o processo de dentição da criança.
Não é novidade para ninguém que criança adora chocolates, doces, refrigerantes, entre outros alimentos ricos em açúcar. O problema é o consumo desenfreado deles que, aliado à uma má escovação, se torna o ambiente propício para a proliferação de cáries, e muitos pais nem sabem disso.
Por isso, os dentistas sempre batem na tecla que as cáries são grandes vilãs da saúde bucal, mas engana-se quem pensa que elas são um problema que acomete apenas adolescentes e adultos. A cárie dentária é uma doença crônica muito comum na infância e que pode afetar negativamente a qualidade de vida das crianças acometidas, merecendo atenção redobrada por parte dos pais com a alimentação e higiene oral dos seus filhos.
Um grande erro que as famílias cometem que os dentistas sempre ressaltam, é que muitas delas pensam que pelo fato da troca de dentes ocorrer por volta dos seis anos de idade, não há problemas em oferecer estes alimentos à criança.
Como funciona o açúcar em nosso corpo?
Quando você come ou bebe alimentos açucarados – refinados, processados ou em forma de carboidratos – você está alimentando as bactérias da boca, que digerem os alimentos que você come e se alimentam especificamente de açúcar, produzindo ácidos que podem dissolver lentamente o esmalte dos dentes e causar a cárie dentária. Esses ácidos começam a agir sobre os seus dentes em aproximadamente 20 minutos após a ingestão. Portanto, quanto mais alimentos açucarados você ingere durante o dia, mais expostos aos ácidos causadores da cárie seus dentes estarão.
E como evitar a cárie?
Por isso, sempre recomendamos que:
- Consuma uma dieta nutritiva e equilibrada de grãos, frutas, legumes, proteínas e laticínios com baixo teor de gordura.
- Verifique nos rótulos dos alimentos se há açúcares “escondidos”.
- Limite a frequência dos lanches entre as refeições.
- Evite alimentos açucarados e pegajosos, que ficam na boca por um longo tempo.
- Ofereça lanches saudáveis, como queijo, frutas, iogurte, manteiga de amendoim, leite com chocolate e pastilhas sem açúcar.
- Guarde as guloseimas açucaradas para o final de uma refeição ou para antes de uma sessão de escovação dos dentes em vez de ingeri-las durante todo o dia.
- Substitua os sucos de fruta e os refrigerantes ricos em açúcar por água.
É recomendado que os clientes mantenham regularidade de visita ao dentista. Porém, se seus dentes e gengivas estiverem em boas condições, você poderá esperar de três a seis meses até a próxima visita. Contudo, se houver necessidade de tratamento (fazer uma restauração, extrair um dente do siso ou restaurar a coroa de um dente) marque uma nova consulta, uma recomendação de crianças à adultos.